Vai abrir um açougue? Saiba mais sobre a estrutura física.

Autor - Arq. Robinson Amaral.

17 de Fevereiro de 2022

Açougue

Os estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal poderão estar sujeitos ao SIM – Serviço de Inspeção Municipal desde que realizem o fracionamento ou a manipulação do produto.

Como saber se meu açougue precisa do SIM?

A necessidade do SIM está condicionada ao fracionamento e manipulação do produto, vamos entender melhor essas condições:

Fracionamento do Produto

Caso sua atividade consista em realizar cortes de carnes, pesagem, embale, e coloque o produto na prateleira para venda na ausência do consumidor; ou forneça o produto cortado e embalado para terceiros, nesse caso você precisará do SIM. Caso seu produto fique exposto, em bandejões ou gancho, para que o cliente escolha a peça e a quantidade desejada, e você realize o corte na hora, neste caso você não precisa do SIM.

Manipulação do Produto

A manipulação do produto de origem animal consiste em temperar ou rechear o produto. Se esse é o seu caso, sim você precisará do SIM.

Qual a diferença de um açougue com SIM e um açougue sem o SIM

O açougue com o SIM terá como responsável técnico um Médico Veterinário, e receberá inspeção de Técnicos da Vigilância Sanitária periodicamente, já um açougue sem o SIM não. A aprovação prévia do Projeto Arquitetônico, só é necessária para açougues que precisem do SIM. O estabelecimento com SIM deverá ter em sua estrutura física no mínimo os seguintes ambientes: Área de Carga e Descarga, área de manipulação de alimentos, câmaras frigoríficas, instalações sanitárias separadas por sexo e por tipo de usuário, vestiários com chuveiros, local para a guarda de materiais de limpeza como vassouras, rodos, baldes, etc., área para depósito de embalagens, sala de lavagem de utensílios, sala para guarda de temperos, copa para funcionários. O estabelecimento sem o SIM terá um programa semelhante, porém mais simplificado, dispensando as áreas de depósito de temperos, embalagens e sala de lavagem de utensílios.

Demais particularidades

O estabelecimento devem dispor de pias/lavatório para higienização das mãos, dotados de dispenser de sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento não manual.